Sistemas de Arquivos para o Mac OS

Antes de tudo, o que são sistemas de arquivos?

                 Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos.

Sistemas de Arquivos para o Mac OS

                 Macintosh File System (MFS) é um volume de formato inalgurado juntamente com o conhecido Macintosh 128K, em 1984, criado para armazenar arquivos de 400K em disquetes. O MFS foi muito bem-vindo na época, com a introdução com diversos recursos para o armazenamento de dados estruturados e metadados necessários para o apoio da interface gráficado Mac OS.O MFS permite que seja criado nomes de arquivos de até 255 caracteres de comprimento, embora o Finder não permita nomes de mais de 63 caracteres (31 caracteres nas versões posteriores), além disso, carrega o nome de sistema de arquivo plano, por não suportar uma hierarquia de diretórios.O Macintosh File System não suporta um volume superior a 20 mebabytes, cerca de 1.400 arquivos. Embora esta seja pequena por padrões de hoje, ele parecia muito expansivo quando todos os Apple Macintosh computadores na época tinha um 400 kilobyteunidade de disquete. A Apple apresentou Hierarchical File System como um substituto para MFS em setembro de 1985 . No Mac OS 7.6.1 , a Apple removeu o suporte para gravar em volumes MFS [1] , e no Mac OS 8.1 suporte para volumes MFS foi removida completamente. Embora o Mac OS Xnão tem suporte embutido para MFS, um exemplo VFS plug-in da Apple chamado MFSLives fornece acesso somente leitura para volumes MFS.

                 O sistema de arquivos posterior ao MFS foi o HFS (Hierarchical File System, ou sistema de arquivos hierárquico) que foi apresentado em 1985 pela Apple e continuou sendo usado por muitos anos.

                 O mais amplamente usado na modernidade é o HFS+ (Hierarchical File System Plus, ou sistema de arquivos hierárquico estendido), que é conhecido como sistema de arquivos Mac OS X Extended, e supera o seu antecessor em vários quesitos: pode trabalhar com endereços de bloco de arquivos de até 32bits, contra 16bits do sistema anterior; aceita nomes de arquivos com até 255 caracteres, em vez de apenas 31; tem formato de nome de arquivo Unicode, em vez do já antiquado MacRoman; possibilidade de lidar com arquivos de até 8EB (Exabytes) – um Exabyte equivale a mil Petabytes, um milhão de Terabytes ou um bilhão de Gigabytes. Esse é um dos motivos que faz os editores de vídeo gostarem tanto de usar um produto Apple.


Postado por : Gustavo Oshiro
Fontes:
http://www.hardware.com.br/termos/sistema-de-arquivos

http://grupodeinfoaf.tumblr.com/page/3
http://macnificos.wordpress.com/sistemas-de-arquivos-mac-os/
http://pt.kioskea.net/contents/612-o-sistema-de-arquivos

0 Response to "Sistemas de Arquivos para o Mac OS"

Postar um comentário