Um pouco mais sobre a história.

A restruturação!

No final de 1996 a Apple anunciava a compra de NeXT e a reintegração de Steve Jobs. Esta fusão tinha como objetivo integrar o núcleo NeXTstep no desenvolvimento dos futuros Mac OS.
A nova versão da Apple  foi fundido OS 8 e Rhapsody do NeXTStep, em um sistema operacional robusto, com todas as características de um sistema operacional moderno e compatibilidade com a maioria dos oito aplicativos do sistema operacional.  

Mac OS X 10.0 “Cheetah”
O Mac OS X 10.0 foi lançado no dia 24 março de 2001. Baseado pelo NeXTSTEP (sistema operativo produzido pela empresa NeXT) comprado pela Apple,  foi a primeira versão oficial do Mac OS X.
Mac OS X 10.0 foi uma mudança radical do Sistema Operacional anterior, considerado "clássico", da Macintosh. Apresentou um novo conceito de código criado completamente diferente do modelo do Mac OS 9, como também todos os Sistemas Operacionais anteriores da Apple Inc.

(Fonte: http://luispage.no.sapo.pt/mac/mac_evolution.html )


                    O Mac OS X Cheetah apresentou pela primeira vez a Dock, uma nova forma de organizar as aplicações do sistema operacional na interface com o usuário. Além disso, foram apresentados o aplicativo de e-mail Mail, o Address Book, um editor de texto novo chamado TextEdit, suporte a Multitask Preemptivo, suporte a PDF, interface Aqua, suporte a OpenGL, a utilização de AppleScripts e mecanismos de proteção de memória.
                     Esta edição foi a primeira a contar com o iTunes, o programa de música mais famoso da Apple. Apesar de todas estas novidades, o sistema sofreu muitas críticas principalmente no que tange o tempo de resposta da interface, a estabilidade do sistema e problemas de compatibilidade com hardware, por exemplo, para gravar CDs.
Introduziu o novo núcleo Darwin Unix-like e um sistema totalmente novo de administração de memória

Mac OS X 10.1 “Puma”

Após o lançamento do Cheetah, em 25 de Setembro de 2001, a Apple lançou o Mac OS X 10.1, codinome “Puma”, esta versão foi fornecida gratuitamente como atualização do Cheetah.
                                     (Fonte: http://luispage.no.sapo.pt/mac/mac_evolution.html )

Como mudanças, o melhoramento do desempenho geral do sistema e foi adicionado um suporte mais eficiente à gravação de CDs e DVDs e ao OpenGL. Além disso, a Apple introduziu a aplicação Image Capture que facilitava a aquisição de imagens de câmeras digitais e escâneres. 
Mesmo com esta melhora, a crítica ainda dizia que o sistema não tinha um desempenho bom o suficiente para sua adoção em grande escala. E provou ser um começo duradouro para o Mac OS X.

Foram utilizado nos computadores:  PowerBook Titanium G4 ,  IMac Patterns, Ibook, Power Macintosh QuickSilver





Postado por: Adrielle Carvalho

0 Response to "Um pouco mais sobre a história."

Postar um comentário