O Início de Tudo

  Nascido em 1955 em São Francisco, Califórnia, abandonado pela mãe biológica e adotado por Paul e Clara Jobs, poucos acreditavam no potencial do jovem Steve Jobs, que futuramente viria a abalar o mundo com suas brilhantes ideias inovadoras.
  Sempre quieto e introspectivo, conseguiu um emprego na Hewlett-Packard no começo da década de 70. Foi lá que ele conheceu Steve Wozniak, um “crânio” da informática na época.


  A ideia dos dois gênios era "simplesmente" transformar um Mainframe, um computador de 17 metros de comprimento por 2 metros de largura, com um peso de 70 toneladas em algo que caberia em uma mesa de trabalho.
  Essa ideia começou a se concretizar em 1976, no dormitório de uma faculdade, onde foi criada a Apple Computers INC., trazendo a tona o Apple I, o primeiro computador que cabia em uma mesa!
  A Apple I não foi um grande sucesso por ser uma placa de circuito armazenada em uma caixa de madeira, mas deixou a dupla bastante esperançosa, e foi o começo de uma revolução.


  Em 1977, o simples e rústico Apple I ganha um sucessor: O Apple II. Esse já tinha um formato que lembra os computadores atuais, com teclado, monitor e uma torre de comando. Contava com um interpretador de Basic. Foi um sucesso de vendas e ficou no mercado até 1990.
  A partir do Apple II a Apple começou a apostar nos detalhes gráficos e criar um sistema operacional mais intuitivo e que poderia ser usado por usuários inexperientes. Para isso, Steve Jobs "pegou emprestado" a ideia da Xerox, de um sistema intuitivo que tomou as rédeas do mundo antigo em direção a uma nova era de tecnologia que provavelmente está à sua frente: o Sistema de Janelas, e também um Hardware revolucionário, que é provável que você esteja tocando nele: O Mouse.


  Mouse + Janelas + Apple. Qual seria o resultado dessa soma? O Mac OS 1.0, sistema operacional do computador Lisa, criado em 1983. O nome do computador foi dado em homenagem a filha de Steve Jobs. Foi o estouro da evolução da informática. Agora teríamos um sistema tão simples que qualquer pessoa poderia usar, sem precisar saber nada de programação! Tudo para ser um sucesso! Pena que o preço girava em torno de 10 mil dólares, preço inacessível para grande parte da população. Deixando isso em parte, o Lisa e o Mac OS 1.0 foram importantíssimos para a evolução do computador.
  Com o declínio do Lisa, a empresa percebeu que não precisaria apenas de um produto de qualidade, mas também de um contato melhor com o público. Assim dito, foi criado o Macintosh. Um Lisa melhorado, com inúmeras inovações. O Sistema Operacional utilizado era o Mac OS 1.0, o mesmo utilizado pelo seu antecessor. A divulgação do novo produto da Apple foi transmitido no intervalo do Super Bowl, um dos maiores eventos esportivos dos EUA, e deixou milhões de americanos boquiabertos. Pronto. Tinham um produto de qualidade e a atenção do consumidor. O produto deu mais do que certo. Fez tanto sucesso que a empresa ficou destabilizada e teve que tomar medidas drásticas: Jobs foi despedido, atitude que fez Steve Wozniak desistir da empresa. Sem Jobs, a Apple não era nada.



  A partir daí, os computadores da Apple perderam aquele visual envolvente, além de trazerem consigo uma interface gráfica pobre, o que não deixou os consumidores felizes. Foi a pior fase da Apple, e, pra piorar a situação, a Microsoft começava a se aproveitar da situação, assim, ganhando espaço no mercado tecnológico.

Curiosidades

  • O preço do Apple I era de 600 dólares no seu lançamento (aproximadamente 5000 dólares atuais).
  • O projeto mais decadente de Steve Jobs foi o Apple III, que não tinham saídas de ar ou ventiladores (sugestão de Jobs para que o aparelho fosse silencioso), o que fazia a máquina superaquecer facilmente e tinha barramento de expasão do proprietário.
Fontes

Postado por: Iury Lima Nakaoshi e Gustavo Oshiro

0 Response to "O Início de Tudo"

Postar um comentário