O Finder


       O Finder é o programa por padrão de gerenciamento de arquivos dos sistemas operacionais Mac OS e Mac OS X editados pela Apple. A partir de uma metáfora de escrivaninha, o Finder permite navegar, organizar e procurar visualmente o conteúdo do disco rígido de um Macintosh, e também o conteúdo de disco óptico ou volume distante (em rede). Como tal, o Finder age como um shell em outros sistemas operacionais, mas usando uma GUI. O finder foi introduzido com o primeiro computador Macintosh, e também existia como parte do GS/OS no Apple IIGS. Com a passagem do Mac OS Classic ao Mac OS X, ele foi completamente reescrito.



       O Finder é o primeiro programa com o qual o usuário interage (depois do login), pois é ele quem gere o desktop e mostra os diferentes discos disponíveis. Trata-se de um programa como outro qualquer, e por isso pode ser fechado (terminado) (tem-se assim um desktop virgem) com a ajuda de uma pequena manipulação dos arquivos de configuração.
       Contrariamente aos gerenciadores de arquivos encontrados em sistemas GNU/Linux ou Windows, o Finder não mostra nenhuma barra de endereços. No entanto, a gestão do drag-and-drop é presente na quase totalidade dos programas, o que torna inútil copiar os caminhos de acesso dos arquivos do explorador; encontra-se aqui completamente a filosofia da Apple e seu desejo de tornar as coisas mais simples e, ao mesmo tempo, garantir um produto funcional.
       O Finder implementa ainda o motor de buscas Spotlight, graças a uma barra de busca integrada na janela, permitindo uma busca rápida de todos os tipos de documento em todos os discos a uma velocidade surpreendente.
       Na versão OS X 10.9, o Finder ganha novas funções, como abas e uma maneira de organizar arquivos por etiquetas (tags, em inglês).


 Eis como pôr algumas funcionalidades do Finder em ação:

Como abrir as pastas
Se a barra de ferramentas estiver visível e você clicar duas vezes em uma pasta, ela vai abrir na mesma janela. Se você pressionar Command (Maçã) ou a barra estiver oculta, ela abrirá em outra janela.

Como usar as pastas Biblioteca (Library)
Coloque fontes, plug-ins de internet e outros itens na pasta principal Biblioteca (Library) para que eles fiquem disponíveis para todos os usuários. Salve seus itens pessoais na pasta Library de sua pasta ínicio. A pasta Biblioteca (Library) armazena todas as suas preferências.

Como abrir uma janela nova no Finder
Para abrir uma janela nova do Finder, escolha Nova Janela do Finder no menu Arquivo.

Como buscar itens em seu computador
No Mac OS X 10.1 , para buscar qualquer item, escolha Buscar no menu arquivo para abrir o Sherlock. No Mac OS X 10.2 , basta escrever o nome do arquivo no campo de busca.

Como usar os favoritos
Para adicionar um item a Favoritos, selecione-o e escolhe Adicionar a Favoritos no Menu Arquivos.




Fontes:
http://www.apple.com/br/support/passos/finder.html
http://support.apple.com/kb/HT2470?viewlocale=pt_BR
http://pt.wikipedia.org/wiki/Finder

Postado por: Gustavo Oshiro

0 Response to "O Finder"

Postar um comentário