Ainda é cedo para dizer
que os computadores da Apple serão uma alternativa viável e equivalente a um PC
baseado em Windows para quem quer estar sempre no topo da pirâmide do
entretenimento.
Mesmo com o Steam
provando que é possível jogar no Mac sem sofrer para encontrar títulos
interessantes, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que o catálogo do
pomar seja tão vasto – e valioso – quanto o existente para Windows.
Provavelmente esse dia
chegará antes que se perceba, já que a Blizzard (World of Warcraft, Diablo e Starcraft)
e outras gamehouses estão comprometidas em trazer para o Mac o entretenimento
que faltava aos computadores da Apple. A Valve e seu Steam são apenas o começo
de mais uma revolução no mundo da Apple.
Quando, em 2005, a Apple anunciou que seus
computadores passariam a contar com processadores Intel – os mesmos, ou pelo
menos semelhantes, que equipavam a maioria dos PCs Windows – um brilho de
esperança surgiu em muita gente que se virava para poder jogar e trabalhar em
um Mac.
Infelizmente a coisa não funcionou exatamente como
se esperava, uma vez que a grande maioria dos lançamentos de jogos continuou
sendo feita apenas para Windows. Mesmo assim, a esperança e o desejo do
macmaníacos de jogar em seu iMac sem precisar de adaptações ou sofrer com
performance diminuída não morreu.
Gráficos!
Uma das principais preocupações de qualquer gamer
sério é a qualidade dos gráficos e das animações dos jogos. FPS
(“frames-per-second”, ou quadros por segundo) é normalmente a principal medida
de desempenho gráfico utilizada pelos especialistas.
O site Tom´s Hardware – especializado em testes de
computadores e outras medições relacionadas a equipamentos – realizou um comparativo entre o desempenho de Portal rodando tanto no
ambiente Microsoft quanto no Snow Leopard.
Utilizando um MacBook Pro e um computador montado
especialmente para rodar jogos, o pessoal do Tom´s Hardware instalou o Windows
7 e o Mac OS X em ambas as máquinas, e conseguiu os seguintes dados:
Como você conferiu, o Windows ainda é mais
eficiente em apresentar os gráficos dos jogos quando comparado ao Mac OS X. Em
configurações mínimas, o ambiente Microsoft atinge praticamente o dobro da taxa
de FPS que o sistema da Apple, e em configurações avançadas, mesmo que a
diferença diminua, a vantagem ainda reside em Redmond.
Esses dois nomes são – provavelmente – a razão pela
disparidade entre os resultados gráficos no embate Mac OS X versus Windows 7.
Enquanto a Microsoft há anos publica drivers e atualizações do DirectX para
jogos, as versões para Mac foram transportadas para o ambiente OpenGL
favorecido pela Apple há poucas semanas.
Com isso, é de se esperar que o desempenho na
renderização das imagens sob o OpenGL não seja comparável à realizada pelo
DirectX. Ainda assim, os valores apresentados no Snow Leopard não tornam o jogo
inviável, permitindo aproveitar Portal com relativa qualidade.
A grande questão – aparentemente já respondida pela
Valve, desenvolvedora do Steam – é quanto tempo levará para que as otimizações
necessárias para equiparar a qualidade gráfica dos jogos no Mac e no Windows
aconteçam.
Portal, título de referência da plataforma de jogos
no Mac, já recebeu suas primeiras atualizações voltadas a esse problema, e
outros títulos disponíveis no Steam também já estão consolidando as alterações
necessárias para migrar com graça e qualidade para o ambiente OpenGL.
fontes:http://diegodg3.blogspot.com.br/2010/05/macs-nao-servem-para-jogos-mentira-ou.html
http://www.tecmundo.com.br/jogos/4296-mito-ou-verdade-macs-nao-servem-para-jogos-.htm
Postado por: Pedro Henrique
fontes:http://diegodg3.blogspot.com.br/2010/05/macs-nao-servem-para-jogos-mentira-ou.html
http://www.tecmundo.com.br/jogos/4296-mito-ou-verdade-macs-nao-servem-para-jogos-.htm
Postado por: Pedro Henrique
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